1. Como funciona o Freelasfy?O Freelasfy é uma plataforma que conecta clientes e freelancers para a realização de serviços remotos. Os projetos podem ser contratados por hora ou com preço fixo.
Quando um cliente aceita uma proposta de um freelancer na modalidade de intermediação financeira, ele realiza um pagamento em garantia. Esse pagamento permanece retido pelo Freelasfy até a conclusão do serviço e a liberação do valor ao freelancer pelo cliente.
Caso ocorram problemas durante a execução do serviço, o cliente pode abrir uma disputa para cancelamento do projeto. Nesse caso, o valor retido na plataforma (desde que ainda não tenha sido liberado ao freelancer) pode ser reembolsado ao cliente, conforme descrito na nossa
Política de Cancelamento de Projetos.
Importante: Esta política de reembolso se aplica exclusivamente às contratações na modalidade de intermediação financeira. Para contratações diretas entre clientes e freelancers, o Freelasfy não se responsabiliza por pagamentos, disputas ou reembolsos.
2. Opções de ReembolsoOpção 1: Crédito na Conta FreelasfyO valor reembolsável pode ser convertido em créditos dentro da conta do cliente no Freelasfy. Esse saldo pode ser utilizado para futuras contratações na plataforma.
Para visualizar seu saldo de crédito, acesse o módulo
Minhas Finanças. No momento do pagamento de um novo projeto, basta selecionar a opção "Usar Crédito". Caso o valor do novo serviço seja maior que o saldo disponível, será necessário complementar a diferença. Se o serviço for de menor valor, o saldo restante permanecerá como crédito para uso futuro ou poderá ser solicitado o reembolso desse valor.
Opção 2: Reembolso do ValorCaso o cliente opte por um reembolso, ele será processado conforme o método de pagamento utilizado originalmente:
- Cartão de Crédito: Para pagamentos realizados com cartão de crédito nos últimos 180 dias, o estorno será efetuado diretamente no cartão. Caso o cartão tenha sido cancelado ou substituído, o cliente deverá entrar em contato com a operadora do cartão para verificar como o reembolso será tratado.
- PIX, Transferência Bancária ou Carteiras Digitais: Para pagamentos realizados por PIX, transferência bancária ou carteiras digitais (ex: PayPal, Mercado Pago), o reembolso será feito diretamente para a mesma conta utilizada no pagamento. Caso o pagamento tenha sido feito há mais de 180 dias, o reembolso será processado conforme as opções descritas abaixo.
3. Quando o Estorno Direto Não for PossívelCaso o reembolso direto não seja possível (seja por superação do prazo de 180 dias ou limitações do método de pagamento), o cliente poderá escolher entre as seguintes opções:
- Recebimento via transferência bancária para uma conta bancária cadastrada no Freelasfy.
- Transferência para carteira digital, desde que essa opção esteja disponível no momento da solicitação.
Atenção: Quaisquer taxas bancárias ou tarifas associadas ao saque do valor são de responsabilidade do cliente.
4. Valor do ReembolsoSempre que um reembolso for solicitado, devolveremos
100% do saldo disponível na conta do cliente no Freelasfy.
Observação Importante: Caso um projeto tenha sido finalizado por meio de
mediação, arbitragem ou disputa, a taxa de 4% pelo uso da intermediação financeira
não será reembolsada.
5. Prazos para Processamento do Reembolso- O Freelasfy processará o pedido de reembolso em até 48 horas úteis após a solicitação.
- O método de reembolso será o mesmo utilizado no pagamento original.
- Para cartões de crédito, o estorno normalmente ocorre dentro de 10 dias úteis após o processamento, podendo levar até 30 dias úteis em casos excepcionais.
- Para PIX, transferência bancária ou carteiras digitais, o valor será refletido na conta do cliente em até 24 horas úteis após a conclusão do reembolso.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com o suporte do Freelasfy para obter mais informações sobre o status do reembolso.